top of page

Organização - Como guardar os enfeites de Natal

Atualizado: 27 de jan. de 2019

Encerrando as festividades natalinas é hora de desmontarmos a árvore de Natal e guardarmos os enfeites. Com uma boa organização essa tarefa passa a ser simples e ainda nos impede de termos surpresas desagradáveis no final do ano.


A organização facilita na hora de decorar sua casa e para guardar tudo depois.

Vamos falar da melhor forma de organizarmos e guardarmos nossos enfeites de natal, aqui no Blog BonaBelle. Tradicionalmente o dia de desmontarmos a árvore de natal é no dia 6 de janeiro, o Dia de Reis. Eu tenho preferência por fazer essa tarefa no dia 7, pois acho que no Dia de Reis eles merecem ter nossa casa ainda decorada. Adoro enfeitar a casa e montar a árvore de natal para as festas de final de ano. Mas sei que para muitos o dia de guardar tudo novamente já não é visto com a mesma alegria. Já pode dar um desanimo só de pensar no trabalho que essa tarefa vai nos proporcionar. Confesso que já passei por essa sensação e ainda hoje gosto mais do dia de montar do que desmontar. Você sabia que se você tiver uma boa organização com os seus enfeites ela facilitará tanto para você usá-los novamente quanto na hora de guardá-los? Isso mesmo, a organização fará com que você não fique tão desanimada quando pensar em desmontar sua árvore e colocar tudo em seu lugar.


A primeira tarefa fundamental que você precisa ter em mente é que tudo tem que ter seu lugar certo. Se o lugar está bem definido os enfeites saem e voltam facilmente para a posição certa. Quando o lugar não é definido perdermos um bom tempo e energia colocando os enfeites de uma forma até vermos que não dará certo, aí tiramos tudo e vamos tentar de outra forma e isso vai se repetindo várias vezes. Quando já sabemos onde vamos guardar, a tarefa torna-se mais rápida e eficiente. Pode ser que na primeira vez você tenha que disponibilizar um tempo maior para organizar os espaços de cada coisa, mas isso irá te facilitar para o resto dos anos o momento de decorar a casa para o natal e depois a hora de voltar tudo para o armário.

E lembre-se, estamos falando de enfeites que as vezes são delicados e vão permanecer quase um ano guardados. Assim sendo, a forma e o tipo de embalagem que eles vão ficar armazenados é fundamental. Ninguém quer ter surpresinhas desagradáveis de encontrar uma bola quebrada, um laço amassado e bonequinhos sem cabeça. Vou te mostrar passo a passo como organizar tudo e dar dicas da melhor forma de guardar cada item. Veja os 5 passos para organizar seus enfeites de natal.


1) Separe um tempo considerável para iniciar a desmontagem da decoração. A pressa aqui não vai te ajudar. Veja quem na sua casa pode te ajudar e vamos lá.


2) Enquanto for desmontando a árvore e tirando os enfeites que estão espalhados pela casa já vá fazendo uma separação por categorias: bolas, laços, estrelinhas, luzes, etc. Vai colocando tudo sobre a mesa ou sobre uma área que comporte todos os enfeites.

3) Cada item tem que ser armazenado de uma forma e os mais delicados devem ser protegidos. Eu envolvo as bolas maiores em um feltro e as menores coloco em copinhos plásticos pequenos ou em caixas de ovos, com papel de seda. Os fios de luz enrolo em carreteis de papelão. Itens que podem se quebrar enrolo com plástico bolha, dando pelo menos três voltas com ele. Para ter mais segurança, antes do plástico bolha você pode envolver o objeto com papel ondulado. O pisca-pisca enrolo em carreteis ou uma ótima dica é usar os rolos de papelão de papel alumínio ou de filme plástico.


4) Depois de tudo separado e protegido vamos guardá-los em caixas. Dê preferência por caixa de plástico, pois as de papelão tendem a criar mofo. Quando for escolher as caixas leve em consideração onde elas serão mantidas. Não se empolgue em comprar caixas grandes, pois além de não otimizar o espaço no seu armário, ainda fará com que os enfeites fiquem muito mais sobrepostos, podendo estraga-los. As caixas médias e pequenas são as melhores, e você ainda conseguirá separar melhor cada categoria de decoração. Dependendo da quantidade que você tem de cada peça, você pode ter uma caixa só para as bolas, outras para os itens do presépio, ou uma só para os enfeites da árvore de natal, e assim vai. Separar as caixas por categoria vai te ajudar muito na hora de decorar novamente a casa.


5) Não esqueça de etiquetar suas caixas informando todos os itens que estão ali. Isso irá facilitar na hora que você tiver que decorar a casa, pois você já vai saber onde estão cada enfeite. As etiquetas também vão te ajudar na hora de guardar tudo novamente, uma vez que você já vai saber onde é o lugar de cada peça.

Espero que essas dicas possam te ajudar e você consiga ter toda a sua decoração de natal organizada e protegida.


O que você achou desse post do Blog BonaBelle ? Deixe seu comentário aqui. Aproveite e curta a página da BonaBelle no Facebook e siga a BonaBelle no Instagram. Para conhecer mais sobre o trabalho da BonaBelle Design & Organização Residencial, clique aqui.


28 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page