Conscientização – Vamos Reciclar

Atualizado: 27 de Jan de 2019

Para uma sociedade mais sustentável é necessário passar por um bom processo de conscientização. A reciclagem é um importante meio de diminuirmos o lixo no mundo.


70% do nosso lixo é despejado em céu aberto.

Vamos falar hoje sobre reciclagem, aqui no Blog BonaBelle. Você já parou para pensar para onde vai todo o lixo que produzimos? Quando paramos para imaginar a quantidade de lixo que nós produzimos e de nossa família já podemos nos assustar com o volume, agora imagine o lixo todo produzido em nosso bairro, em nossa cidade e em nosso país. Certamente nossa imaginação não conseguirá alcançar o volume real de todo esse lixo que nossa nação produz. E para onde vai todo esse lixo?


O lixo tem vários destinos: lixões, aterros sanitários, incineração, centros de triagem ou usinas de reciclagem e usinas de compostagem. No Brasil a maior parte do lixo produzido, mais de 70% do total é despejado em céu aberto, nos lixões, onde não há nenhum tratamento e tem forte impacto negativo ao meio ambiente. Infelizmente, apenas 2% do total do lixo é destinado a reciclagem.


A reciclagem é o processo utilizado para reaproveitarmos o lixo descartado. Com esse processo diminui-se o acúmulo desses materiais na natureza, ajudando a preservar o meio ambiente. Muitos desses materiais causam grandes estragos na natureza, contaminando o solo e os lençóis freáticos, tendo um processo longo de decomposição, de mais de 100 anos. Outro ponto a se considerar, é que a reciclagem além de diminuir a quantidade de rejeitos que lançamos ao meio ambiente, diminui a necessidade por novas matérias-primas. Ou seja, diminui a necessidade de extrair novos materiais da natureza.


O plástico tem um processo longo de decomposição, mais de 100 anos.

E como podemos fazer para reciclar? O primeiro passo para iniciarmos a reciclagem é a coleta seletiva, ou seja, a separação do lixo. Todos podemos incorporar essa conscientização em nossas casas e porque não em nosso trabalho também. Temos que separar nosso lixo em reciclável e não reciclável, os recicláveis em categorias: metais, plásticos, papéis e vidro. Todo o material que vamos reciclar deve ser lavado, ele tem que estar limpo e seco. Depois é só colocar em sacos que seja fácil de identificá-lo. Veja que agora nos supermercados são vendidos sacos para colocarmos nossas compras, tem duas opções os verdes e cinzas, você sabe o por quê? Os sacos verdes são os corretos para colocarmos os lixos recicláveis, os sacos cinzas são destinados aos lixos não recicláveis.


5Rs: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar

Separação feita é hora de fazer o destino certo de todo esse material. Saiba os locais que você pode encaminhá-los com segurança e veja o dia certo que o caminhão da coleta seletiva passa na sua rua. É importante também saber que alguns materiais precisam de um descarte especial por serem contaminantes e perigosos, é o caso das pilhas, remédios e lâmpadas. Esses resíduos devem ser encaminhados para supermercados, hipermercados e farmácias que possuem programas de coleta e PEVs (Ponto de Entrega Voluntária).


A reciclagem é só uma das formas de melhorarmos os impactos no meio ambiente. Ela sozinha não resolverá todo o problema. Precisamos cada vez mais criamos a conscientização para uma sociedade mais sustentável e sermos um exemplo para propagar essa ideia. Temos que cada vez mais adotar e vivenciar os 5Rs em nosso cotidiano: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar. Vamos todos fazermos a nossa parte.


O que você achou desse post do Blog BonaBelle? Deixe seu comentário aqui. Aproveite e curta a página da BonaBelle no Facebook e siga a BonaBelle no Instagram. Para conhecer mais sobre o trabalho da BonaBelle Design & Organização Residencial, clique aqui.

21 visualizações

CONTATOS

(11) 9 7657-4706

contato@bonabelle.com.br

SIGA A BONABELLE

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • YouTube BonaBelle
  • Preto Ícone Pinterest

CNPJ: 33.475.412/0001-37