top of page

Decoração – A importância de cabeceiras de cama segundo o Feng Shui

Atualizado: 27 de jan. de 2019

Uma cabeceira de cama desempenha um papel que vai muito além de compor uma decoração. Saiba que para o Feng Shui ela é muito importante e um item obrigatório no seu quarto .


Para o Feng Shui não pode faltar uma cabeceira no seu quarto.
Para o Feng Shui não pode faltar uma cabeceira no seu quarto.

Vamos falar hoje sobre cabeceiras de cama, mas sobre a abordagem do Feng Shui, aqui no Blog BonaBelle. Qual a importância que ela tem? Já conversamos antes sobre as cabeceiras, no nosso artigo: Como e por que escolher uma cabeceira para nossa cama. Nele mostramos que elas são importantes para a comodidade, conforto e evitam sujar mais a parede e também como cada uma pode dar um estilo diferente para seu quarto. Mas agora vamos falar da sua importância na visão do Feng Shui. E se você, assim como eu gosta dessa filosofia e acredita, vou te passar umas sugestões de como escolher a cabeceira ideal.


Para o Feng Shui a cabeceira da cama representa o suporte, apoio, segurança e proteção que tanto precisamos na vida. A cabeceira nos remete a ideia de que estamos com as costas protegidas, e isso nos faz sentir mais seguros. Ela é responsável também por nos transmitir energia para a estabilidade do nosso sono e nos dá um suporte na vida. Por isso, ela deve possuir uma energia forte e estável para nos proporcionar um sono reparador e uma sensação maior de suporte na vida. E se você é ou conhece alguém que tenha comprado uma cama box, ficado feliz com a aquisição, mas nem lembrou da cabeceira, eis aqui o alerta. A falta de cabeceira ou até mesmo uma cabeceira errada vai oferecer pouca ou nenhuma energia, gerando instabilidade na hora de dormir, falta de segurança e suporte da vida. Se seu sono não está indo bem, repare como é sua cabeceira. Para o Feng Shui esse objeto tem grande importância, pois passamos em média um terço do dia na cama. Pense como é importante buscar uma harmonização nesse lugar e como ele pode estar afetando você e sua família.

A falta de cabeceira ou a escolha errada gera a instabilidade no sono.
A falta de cabeceira ou a escolha errada gera a instabilidade no sono.

A cabeceira realmente nos oferece uma sensação maior de aconchego e proteção. E o que representa a falta de uma? Por que alguém pode optar por não ter uma cabeceira? Quando estamos sem esse objeto em nosso quarto ou até mesmo fazemos essa opção, isso pode ser o indicativo de: que não temos, ou sentimos que não possuímos o apoio da família, dos amigos ou até mesmo da vida; ou então que achamos que temos que fazer tudo sozinhos, sem termos a ajuda de ninguém. Se for esse o seu caso eu recomendo que você tenha uma cabeceira de cama. Mas também não pode ser qualquer uma, vou te ajudar a escolher a cabeceira certa.


Quando formos escolher a nossa cabeceira temos que pensar que ela é uma fonte de energia. Então temos que olhar para ela e ver que força ela possui. Isso mesmo, ela tem que ser sólida, robusta, que não tenha aberturas, que pode ”vazar” a energia e não ter divisões no meio, principalmente para camas de casal. As camas de madeira, sem furos e divisões são sempre mais indicadas. As madeiras escuras são as que mais favorecem a energia de estabilidade e apoio. A altura dela pode variar um pouco, mas o ideal é ela ter pelo menos a altura do seu tronco quando você estiver sentado. Temos que ter uma proporção de acordo com a altura da cama. Cabeceiras muito altas para camas muito baixas podem criar uma energia inquietante e opressora. As cabeceiras com estofados também são ótimas opções, mas cuidado que elas não podem ter divisões.


As cabeceiras são fontes de energia.
As cabeceiras são fontes de energia.

Alguns materiais, para o Feng Shui tem que ser evitados ao máximo. Um desses materiais é o metal, por ser fonte de energia fria. As cabeceiras de metal ainda são, na sua maioria, vazadas, o que nos tira a estabilidade e suporte. Assim, como as de coluna de madeira, que também criam “furos energéticos”. Com casas cada vez menores e a necessidade de se criar espaços de armazenamento é muito utilizado cabeceiras com baús, ou nichos sobre elas e espaços para apoiar objetos, e isso representa um perigo na visão do Feng Shui. Temos que prestar muita atenção ao que estamos colocando sobre nossas cabeças, e ainda para o Fenf Shui nunca podemos pendurar ou armazenar coisas sobre nossas cabeças.


A posição da cama em nosso quarto também influencia na harmonização do ambiente. Por isso é importante procurar um(a) consultor(a) do Feng Shui para saber exatamente como criar um espaço equilibrado e que desenvolva melhor as suas energias. Mas com certeza essas dicas da cabeceira já é um ótimo começo para você buscar um sono tranquilo e um equilíbrio no seu espaço de descanso, que é tão importante para sua saúde.


O que você achou desse post do Blog BonaBelle? Deixe seu comentário aqui. Aproveite e curta a página da BonaBelle no Facebook e siga a BonaBelle no Instagram. Para conhecer mais sobre o trabalho da BonaBelle Design & Organização Residencial, clique aqui.

883 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page