top of page

Dicas de Organização – Como organizar nossa casa passo a passo

Atualizado: 3 de jan. de 2019

Seguindo o passo a passo certinho você terá sua casa organizada e não só arrumada. E saiba, tem muita diferença em casa arrumada e organizada.


 Seguindo o passo a passo certinho sua casa estará organizada.
Seguindo o passo a passo certinho sua casa estará organizada.

Vamos falar hoje sobre como organizar nossa casa, aqui no Blog BonaBelle. Você já se propôs alguma ou algumas vezes a organizar sua casa? Não se iluda achando que fazer uma simples arrumação é organizar a casa. Arrumar e organizar são coisas bem diferentes. O que fazemos quase diariamente é arrumar, isso é o motivo pelo qual estamos sempre precisando arrumar novamente. Já a organização é quase definitiva. Uma vez que organizamos a casa, tudo passa a estar sempre organizado, bastando simplesmente seguir uma regrinha básica: tirou do lugar, coloque novamente no lugar. É nessa parte que consiste a mágica da organização, tudo tem o lugar certo, por isso é muito mais fácil manter a casa organizada do que arrumada. Quantas vezes a casa está arrumada e mesmo assim não conseguimos achar alguma coisa que precisamos? E quantas vezes vamos arrumar a casa e simplesmente abrimos um armário e começamos a empilhar tudo lá dentro? Quem nunca, hein?


Então vamos agora organizar de verdade a nossa casa. Se só de pensar em começar a fazer isso você já desanimou e está pensando em desistir, calma. Temos a forma certa para você organizar a casa sem precisar pensar em deixar para amanhã. É muito natural quando nos deparamos com nossas bagunças perdermos o animo para iniciar o processo de ordenar tudo no seu lugar. A bagunça nos desestimula, nos deixa muito mais melancólicos e torna muito fácil procrastinar a tarefa da organização. Porém, com algumas dicas você vai saber o caminho certo a percorrer para deixar sua casa organizada. E tenha sempre em mente que sua casa organizada vai te trazer muito mais alegria e um bem-estar sem comparação.

Separe sua casa por áreas para começar a organizar.
Separe sua casa por áreas para começar a organizar.

O primeiro passo para a organização é separar sua casa por áreas. Se você tem a intenção de organizar toda a sua casa em um único dia, por menor que ela seja, será uma tarefa quase que impossível. Quando passar algumas horas e você perceber que não dará tempo mesmo para tudo, você já vai desanimar e provavelmente desistir da tarefa. Então, separe sua casa por cômodos (sala, quarto, cozinha, lavanderia, banheiro, lavabo, garagem e outros) e cada cômodo divida por áreas (área de trabalhar, área de assistir televisão, área de cozinhar, área da despensa, área do closet e outras). E comece por aquela que vai te dar menos trabalho ou por aquela que você mais tem necessidade de ver organizada.


O segundo passo é conhecer tudo o que você tem. Pois é, nem sempre sabemos tudo o que de fato possuímos, e uma boa organização irá nos fazer relembrar de coisas que a muito tempo não víamos. Então coloque uma boa seleção de música para ouvir e relaxar e vamos lá. Temos que tirar tudo o que temos do lugar, parar e pensar se precisamos realmente de tudo aquilo. Vamos analisar objeto por objeto para saber se ele continuará na casa, se será descartado ou doado.

Conheça tudo o que você tem, e desapegue do que não serve mais para você.
Conheça tudo o que você tem, e desapegue do que não serve mais para você.

Nosso terceiro passo é limpar onde estamos organizando. Faça uma boa limpeza, adequada para cada espaço.


Limpeza pronta, vamos ao quarto passo. Essa etapa se refere a categorizar os objetos que continuarão com nós. Vamos estabelecer onde cada objeto será guardado, onde será sua nova “casa” e com que outros objetos ele ficará. Nesse ponto é interessante manter objetos que tenham uma certa relação juntos. Para ajudar na organização tente agrupar os objetos em produtos organizadores adequados, ou caixas, latas, evitando com que fiquem todos soltos. Os produtos organizadores não são obrigatórios, mas eles ajudam a sabermos onde recolocar os objetos usados, evitando o retorno da bagunça.


Cumprida essas etapas a área está organizada. Agora, se você não mora sozinha, você tem que convocar todos os moradores para avisar onde é a nova “moradia” de cada objeto. Isso porque, se eles não souberem não poderão realizar a quinta etapa, que tem que ser feita constantemente e por todos.


A quinta etapa é a manutenção da organização. Lembra do tirou, guardou? Aqui tudo que for usado será recolocado em seu lugar novamente. E pronto, a casa está organizada, não há mais espaço para bagunça e parece que nossa vida e mente tornam-se organizadas também. Vale a pena tirar um tempinho para organizar nosso lar, vamos ganhar em dobro esse tempo todos os dias.


O que você achou desse post do Blog BonaBelle? Deixe seu comentário aqui. Aproveite e curta a página da BonaBelle no Facebook e siga a BonaBelle no Instagram. Para conhecer mais sobre o trabalho da BonaBelle Design & Organização Residencial, clique aqui.

66 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page