Organização Residencial – A organização começa na infância

Atualizado: 27 de Jan de 2019

A organização deve ser praticada por todos. Desde criança devemos adquirir o hábito saudável de sermos organizados. Vamos inserir as crianças na tarefa doméstica de organizar seu espaço e pertences.


As crianças desde cedo podem e devem aprender a organizar.

Vamos falar sobre organização na infância aqui no Blog BonaBelle. Sim, as crianças desde cedo já podem e devem aprender a organizar. Nosso cérebro é programado a sempre criar maneiras para poupar esforços. Por isso, ele está constantemente em busca de criar hábitos. Uma vez que um hábito é instalado em nosso cérebro ele não precisa mais dispor de energia para cumprirmos uma determinada tarefa, o hábito fará com que automaticamente nós a realizaremos. Esse é também um dos motivos pelo qual é tão difícil nós mudarmos um hábito, nosso cérebro prefere não ter que trabalhar e nos impulsiona sempre para fazermos as mesmas tarefas da mesma forma. O melhor que podemos fazer é já programar nosso cérebro, desde cedo, para hábitos saudáveis, que é muito mais fácil do que ter que mudarmos velhos hábitos.

As tarefas domésticas devem ser compartilhadas e realizadas por todos os moradores da casa, pois é papel de todos manterem a ordem no espaço. Lógico que cada um pode ser responsável pelo ambiente que ocupa mais e pelos seus pertences. E quando falamos em todos os moradores, isso deve incluir também as crianças. Desde cedo, as crianças já devem desenvolver o hábito da organização. Se elas forem inseridas nessa tarefa de forma lúdica e divertida elas pegam o gosto e terão esse hábito até na fase adulta.

A organização deve ser ensinada para as crianças de forma lúdica e divertida.

As tarefas para as crianças devem ser incorporadas aos poucos, de acordo com a idade. A partir dos dois anos a criança já pode guardar os seus próprios brinquedos. Para isso, deve existir o lugar certo para os brinquedos e a disciplina de guardar depois que usar, ou então criar um horário mágico no dia para os brinquedos voltarem para as suas “casas”, para descansarem. Nesse primeiro momento os pais podem e devem ajudar, mas a partir dos 5 anos a criança já é capaz de realizar esse afazer sozinha.


Quando as crianças já estão indo para a escolinha temos que organizar diariamente suas mochilas com o que elas vão levar, dependendo das tarefas que farão naquele dia da semana. Nesse processo já podemos inserir nossos pequenos, inicialmente eles só vão observar. Nós vamos fazendo perguntas do que eles vão precisar para desenhar, fazer natação e lanchar, por exemplo. Aos poucos vamos fazendo com que eles participem mais, que eles mesmo organizem e separem tudo que vão levar, passando nós a sermos os observadores. Até o momento, por volta dos 10 anos do seu filho, que ele mesmo já faz sua própria mochila e você nem precisa fiscalizar mais. É dele a responsabilidade se ele está levando tudo que precisa. E se esquecer alguma coisa? Paciência, ele aprenderá com os erros a ter mais atenção as suas próprias coisas e mais responsabilidade com sua vida.

Deixe seus filhos ajudarem na organização da mochila para a escolinha.

Todas as tarefas que você incluir sua criança, por mais simples que seja, mostre para ela o quanto isso é importante, e que ela está contribuindo para ajudar na organização da casa. Mesmo que você achar que não está perfeitamente realizado, evite refazer o que eles fizeram. Dificilmente uma criança fará uma tarefa com a mesma perfeição que um adulto, mas o mais importante é fazer, e não ser perfeito.


Algumas tarefas da casa podem ser atribuídas as crianças como uma forma de transmitir responsabilidade e fazer com que se sintam importantes. Elas podem arrumar sua própria cama, colocar a mesa do jantar e ou lavar a louça. Isso tudo pode ser feito mesmo se tivermos babá ou funcionários domésticos. Vamos tornar nossas crianças, meninos e meninas mais seguros, participativos das tarefas da casa, mais independentes e responsáveis.


O que você achou desse post do Blog BonaBelle? Deixe seu comentário aqui. Aproveite e curta a página da BonaBelle no Facebook e siga a BonaBelle no Instagram. Para conhecer mais sobre o trabalho da BonaBelle Design & Organização Residencial, clique aqui.

16 visualizações

CONTATOS

(11) 9 7657-4706

contato@bonabelle.com.br

SIGA A BONABELLE

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • YouTube BonaBelle
  • Preto Ícone Pinterest

CNPJ: 33.475.412/0001-37