Receber em Casa – Como ser um bom anfitrião

Atualizado: 4 de Jan de 2019

Ser um bom anfitrião parece uma tarefa difícil. Com um bom planejamento tudo fica mais fácil. E nada melhor do que reunir os amigos e os familiares.


Ser um bom anfitrião é uma arte.

Hoje vamos falar sobre como ser um bom anfitrião, aqui no Blog BonaBelle. Estarmos reunidos com amigos, familiares e pessoas queridas é sempre um momento de muita alegria. E quando podemos fazer isso em nossa casa, a satisfação é ainda maior. Mas essa é uma tarefa que nos traz muita responsabilidade. Temos que ter um bom planejamento e organização. Do contrário ficaremos frustrados e o que é ainda pior, não agradaremos nossos convidados. Ser um bom anfitrião é uma arte. E adquirir essa habilidade é muito prazeroso. Se você gosta de receber pessoas, mas tem medo de chamar os amigos, fique tranquilo. Você não está sozinho. Por isso, vou te ajudar. Seguindo as minhas dicas você vai pegar confiança e com certeza se aventurar cada vez mais nessa tarefa deliciosa.


Um bom anfitrião tem que seguir algumas etapas. E não vá pensando que não terá trabalho. Não vou mentir para você. Mas certamente é um trabalho gratificante. E tenha sempre em foco que dentre todas as suas tarefas, como planejar, organizar e receber, sem dúvida alguma, como um bom anfitrião, sua tarefa mais importante é fazer com que todos se sintam bem-vindos e acolhidos.


Vou te passar algumas tarefas que são fundamentais. Para te ajudar, dividi essas tarefas em quatro etapas: planejamento, organização, recepção e dia seguinte. Na primeira você só precisa de um lugar para fazer suas anotações e um calendário, e vamos planejar. Na etapa da organização você tem algumas tarefas importantes para deixar sua casa acolhedora e preparada para recepcionar seus convidados. A etapa da recepção é o grande dia, vou te mostrar o que fazer e como se comportar nesse dia. E a última, mas não menos importante, temos a etapa do dia seguinte, para você finalizar com grande estilo sua arte em ser um bom anfitrião.

Um bom planejamento e organização é indispensável para ser um bom anfitrião.

Parte 1 Planejamento:

Essa é a etapa inicial. Os itens dessa etapa são essenciais, pois sem um bom planejamento a sua tarefa de ser um bom anfitrião estará ameaçada e muito. Então vamos ver tudo o que você precisa nesse momento:


1) Criar a lista de convidados. Você tem que ver exatamente quantas pessoas você pretende receber. Mas cuidado com a empolgação. Onde você vai recebe-los? Na sua casa? Tem espaço para todo mundo? Parece meio lógico essas perguntas, mas saiba que esse é um erro muito comum que ouço das minhas clientes, quando elas me chamam para Organizar a Recepção delas. Ver se o(s) ambiente(s) que você irá disponibilizar para a recepção das pessoas se adequa ao número de convidados é fundamental. Pense se terá espaço para circulação e acomodação de todos de forma confortável. Os prédios mais novos já atendem a esse crescente interesse e gosto dos moradores em receber os amigos. Devido a isso criam áreas Gourmets, geralmente junto aos salões de festas. Assim, mesmo os apartamentos sendo pequenos, os anfitriões podem ter mais conforto e comodidade em receber os amigos. Então, veja se não é o seu caso.

Criada a lista de convidados é hora de convidar. Veja a melhor forma para fazer isso. Há alguns meios: e-mail, whatsapp, pessoalmente e por uma ligação telefônica. Lógico que esses dois últimos são sempre mais elegantes e carinhosos.


2) O que vamos servir. Vamos pensar no cardápio que vamos oferecer, desde o aperitivo, entrada, prato principal até a sobremesa e as bebidas também. Aqui calculamos a quantidade necessária, montamos a lista de compra no supermercado, providenciamos todos os ingredientes e criamos o andamento da preparação de tudo. O que terá que ser preparado na véspera, quantos dias antes e o que ficará para ser preparado ou finalizado no dia. Planejar e organizar quem fará os pratos na véspera e quem estará no dia preparando o que precisar. Caso você tenha que cuidar da cozinha no dia da recepção, cuidado com a montagem do cardápio. Um prato muito elaborado, que faça com que você tenha que passar muito tempo na cozinha e longe dos convidados não é nada interessante. O importante no dia é você conseguir dar atenção aos seus convidados, passando menos tempo possível na cozinha.


3) Cronograma. Faça a lista de tudo o que vai precisar comprar e realizar e faça o cronograma. Marque quando cada tarefa será realizada, por quem será realizada, e quando você vai verificar se tudo está caminhando corretamente. Marque nesse momento todas os itens das próximas etapas.

Planejamento: etapa inicial

Etapa 2: Organização

Quanto antes você puder realizar os itens dessa etapa é melhor. Deixe para a última hora só as finalizações.


1) Limpeza da Casa. Veja se toda a casa está limpa e organizada para receber seus convidados. Principalmente os ambientes que eles vão circular, sala de estar, de jantar, eventualmente a cozinha, terraço e lavabo.


2) Lavabo em dia. Verifique se tem toalha, sabonete e papel higiênico no lavabo. Um ambiente cheiroso é sempre mais aconchegante, então vale aqui colocar algum aromatizador suave.


3) Acomodação. Verifique se há espaço de circulação nos ambientes que os convidados ficarão a maior parte do tempo. Se for preciso retire alguns móveis. E veja se há lugares para todos os seus convidados ficarem sentados.


4) Bebidas na temperatura certa. Veja a relação de bebidas que você irá servir e verifique se todas estarão na temperatura certa. Lembre-se que nem todas as bebidas são geladas e nem todas são sem gelo.


5) Acessórios de servir. Separe todos os acessórios, pratos, talheres que irá utilizar. E aproveite para já deixá-los limpos. No dia do seu evento deixe todos a mão, e organizados na ordem que você irá usar. E sempre é bom deixar pratos, copos e talheres a mais, de reserva. Alguém pode trazer um acompanhante, ou alguém pode derrubar algum no chão.

Acessórios de servir: deixe separado e na ordem que vai usar.

6) Trilha sonora. Faça uma seleção de músicas para embalar a noite. E lógico, nada de volume alto. Um volume baixo fica mais agradável e permite que as pessoas possam conversar sem precisar falar alto.


7) Decoração. Faça a relação do que você vai precisar para decorar a casa: flores e velas, por exemplo. E já providencie tudo.


Seus convidados precisam receber sua atenção.

Etapa 3: O grande dia, a recepção.

1) Verificação. Veja se a casa está em ordem, como planejado. Fiscalize o banheiro. Confira se todos os acessórios para servir estão separados corretamente.


2) Respire fundo e lembre-se você também tem que se divertir.


3) Recepção. Receba todos os seus convidados na porta.


4) Ofereça sempre alguma bebida quando os convidados estiverem chegando.


5) Apresentações. Faça com que as pessoas fiquem mais confortáveis uma com as outras. Então, apresente as pessoas que não se conhecem. Assim, todas vão se enturmar melhor.


6) Conferir. Durante a recepção, verifique sempre se todos estão sendo bem servidos, se as bebidas estão geladas corretamente, se não está faltando nada, se os banheiros estão em dia. Enfim, vá sempre acompanhando se tudo está correndo corretamente.


7) Atenção. Todos os seus convidados precisam receber a sua atenção por igual. Para isso, se divida um pouco para cada um e fique sempre circulando por todo o ambiente.

Agradeça a presença dos seus convidados.

Etapa 4: O dia seguinte.

Lógico que aqui você terá que arrumar toda a casa. Mas não é só isso não. Um bom anfitrião ainda tem mais uma tarefinha. No dia seguinte à sua recepção, entre em contato com cada um dos seus convidados para agradecer a presença. E se algum convidado não veio e não avisou o motivo, ligue para perguntar se está tudo bem.


Maravilha. Agora você já pode ser um bom anfitrião. E lembre-se, se você planejar e organizar com antecedência, as chances de sucesso será muito maior. Dê muita atenção a essas etapas. Espero que tenha ajudado com essas dicas a te encorajar a convidar amigos e familiares para uma recepção.


O que você achou desse post do Blog BonaBelle? Deixe seu comentário aqui. Aproveite e curta a página da BonaBelle no Facebook e siga a BonaBelle no Instagram. Para conhecer mais sobre o trabalho da BonaBelle Design & Organização Residencial, clique aqui.

25 visualizações

CONTATOS

(11) 9 7657-4706

contato@bonabelle.com.br

SIGA A BONABELLE

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • YouTube BonaBelle
  • Preto Ícone Pinterest

CNPJ: 33.475.412/0001-37