top of page

Decoração – Como e por que escolher uma cabeceira para nossa cama

Atualizado: 27 de jan. de 2019

As cabeceiras da cama viraram tendência no design de interiores. Com elas você pode dar uma personalidade diferente para seu quarto e ter muito mais conforto.


Hoje vamos falar de um item que vem ganhando destaque na decoração dos quartos, as cabeceiras de cama, aqui no Blog BonaBelle . Você já pensou como sua cabeceira está inserida na decoração do seu quarto? Elas viraram tendência, principalmente com a utilização maior das camas tipo box. A cabeceira é um curinga na decoração dos quartos e por isso, logo virou a queridinha dos designers e decoradores.


E porque damos tanta importância a esse item? As cabeceiras de cama desempenham um duplo papel, elas conseguem unir estética e funcionalidade. Atualmente, o mercado possui uma diversidade de materiais e tamanhos. A escolha está ligada ao estilo de decoração e a personalidade que você quer para seu espaço de descanso. Além disso, as cabeceiras evitam sujar e manchar as paredes, transmitem um aspecto de aconchego e torna o encosto da cama mais confortável. E aqui vai uma dica, se você quer dar uma cara nova para seu quarto, sem grandes obras e sem gastar muito, invista em uma nova cabeceira. Então vamos ver qual a melhor opção para você. Fique atento a dois pontos: o tamanho e o material.


Vamos começar pelo tamanho ideal da sua cabeceira de cama. Você tem que prestar atenção para a altura e comprimento dela, pois ela precisa estar de acordo com as proporções de seu quarto. A altura da cabeceira é importante para quando você estiver sentado na cama e precisar encostar nela. Mas não vá se empolgando, cabeceiras muito altas só transmitem uma sensação agradável ao espaço quando esse é amplo, ou tem um pé direito alto. Do contrário você pode dar um aspecto de espaço menor para seu quarto. Assim, se seu quarto não for muito grande e você quer amplia-lo visualmente, não coloque uma cabeceira muito alta e dê preferência por modelos que se estendam por toda a parede, e não fique restrito ao tamanho da largura da cama. Uma outra dica para não diminuir o espaço é usar uma cabeceira com tons que se assemelham ao da parede. Os tons neutros são sempre os mais recomendados, com eles dificilmente você vai errar na decoração.

Agora é hora de escolhermos o material e o acabamento que vamos usar. Esse passo é importante, pois ele vai ditar o estilo que seu quarto vai ganhar. Que tal dar ares novos para esse ambiente? Vamos começar falando da madeira, pois é o mais tradicional. A madeira nos transmite uma sensação de aconchego, podendo ir de um estilo clássico e rústico até um moderno. Para um estilo rústico, opte por madeiras com acabamento mais fosco, como as de demolição. Agora para um aspecto mais clássico, cores mais escuras e talhadas são a escolha certa. Mas se você quer um espaço mais modernos escolha acabamentos versáteis e até coloridos com formatos geométricos. E até em composições minimalistas a madeira é a escolha mais certa, basta um painel e está pronto.

O ferro e os metais nos rememoram aquelas camas mais antigas, então as cabeceiras nesse material são a escolha certa para quem gosta de um ar mais vintage. Porém dependendo de como trabalhamos seu formato e cor o ferro pode nos levar a um estilo mais contemporâneo, industrial e até romântico. Vale aqui observarmos o restante dos móveis para que os materiais não briguem entre si e criem uma harmonização. O ferro pode não ser muito aconchegante como encosto e saiba que em dias de frio ele fica mais gelado. Abaixo algumas fotos para servir de inspiração e mostrar a versatilidade de material.

Uma grande tendência tem sido a utilização dos estofados nas cabeceiras, mas que são sem dúvida atemporais. Isso se dá por ser um material que transmite mais conforto e deixa o espaço mais charmoso. Os tecidos são diversos podendo ir do tecido comum, passando pelo suede e podendo ser até mesmo um couro. Se você é amante de um estilo clássico, aqui é fácil de acertar. Com tecidos como o veludo e o couro você terá seu quarto muito mais sofisticado. E ainda se você gosta do veludo pelo conforto que ele oferece e pelo seu toque macio, uma boa opção que substitui muito bem e ainda é mais barata é o suede. Para um estilo vitoriano é indicado o capitonê, que é um tipo de acabamento em botão em uma estrutura acolchoada, que também pode remeter a um ar romântico. E por falar em romântico os tecidos com florais são uma ótima sugestão. Uma forma prática para você fazer sua própria cabeceira utilizando tecido, é usando um varão e colocando um tecido do seu gosto.

Agora que tal uma pegada mais natural e um toque de leveza para seu espaço? Então aposte nas cabeceiras de vime e fibra natural. E para incrementar ainda mais, o que combina muito com essas cabeceiras são almofadas e colchas de crochê, linho e tricô.

Para um quarto mais jovial é só brincar com formas e cores. Só não esqueça que o quarto é seu espaço de descanso e cores muito fortes podem atrapalhar o sono e não transmitir uma tranquilidade necessária ao ambiente. Então aqui criatividade é a palavra-chave. E uma dica legal e de baixo custo que você mesmo pode fazer é brincar com papel de parede, adesivos e contact para você desenhar na parede o espaço da cabeceira.

E se você acha que é só isso, saiba que ter uma cabeceira é muito importante segundo o Feng Shui. Se você se interessa por essa filosofia não deixe de ler nossa matéria: A importância da cabeceira na cama, segundo o Feng Shui.


Tenho certeza que essas dicas vão te ajudar a dar uma cara nova para o seu quarto. E não esqueça que nesse ambiente você passa uma boa parte do seu dia, então ele é tão importante quanto o restante da casa. Vale a pena dar uma caprichada.


O que você achou desse post do Blog BonaBelle ? Deixe seu comentário aqui. Aproveite e curta a página da BonaBelle no Facebook e siga a BonaBelle no Instagram. Para conhecer mais sobre o trabalho da BonaBelle Design & Organização Residencial, clique aqui.

94 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page